domingo, 2 de junho de 2013

#29. RA'S AL GHUL


Ra's Al Ghul, é um supervilão da DC Comics e um dos muitos inimigos do Batman. Seu nome é a tradução para árabe de "Cabeça do Demônio", e também é referência para o nome da estrela Algol. Ele apareceu pela primeira vez na edição #232 de Batman, de junho de 1971. O personagem foi criado por Denny O'Neil e Neal Adams.


Líder enigmático de uma organização criminosa internacional, a chamada Liga das Sombras, Ra's Al Ghul é um homem aparentemente da etnia árabe, nascido entre o século XV e XVI. Inconformado com as injustiças e problemas que observou afligirem a humanidade, concluiu que, para que esta alcançasse paz, prosperidade e justiça, seria necessário que o tamanho da população fosse pequeno e controlado e que, ela toda, fosse guiada por um líder supremo (no caso, ele mesmo) que, tendo poder de vida e morte sobre todos, guiaria o homem de forma sustentável com a natureza, sem destruí-la. Como Ra's considera fundamental que a população seja de um tamanho controlável, e que isso deve ser atingido imediatamente, antes que a superpopulação aniquile os recursos naturais do planeta Terra e à própria humanidade, ele não só crê, como já tentou mais de uma vez aniquilar a maior parte da população humana viva, para reduzi-la a um tamanho aceitável.



Como se pode perceber, apesar de estar envolto num sentimento arrogante de se considerar 'o homem capaz de guiar a humanidade', o ideal de Ra's não é maldoso, movido por sentimentos egoístas como ganância, mas sim pela ideia de salvar a humanidade de uma catástrofe ambiental muito provável. Porém, se suas intenções são nobres, seus meios já nem tanto, como a aniquilação da maior parte da população humana, fim da democracia e total submissão dos sobreviventes às crenças de um único homem auto imposto, são inaceitáveis para o Batman.


Ra's conheceu Batman através de sua filha Talia Al Ghul, uma anti-heroína na melhor acepção do termo, a qual namorava-o. Ao ver seu potencial, inteligência, determinação e coragem na defesa do bem maior, Ra's tentou convertê-lo à sua causa, sonhando que sua filha tivesse com o Detetive de Gotham filhos herdeiros das capacidades extraordinárias de ambos, herdeiros dignos da utopia distorcida de Ra's. Porém, Batman nunca aceitou a visão de Ra's, não só a rejeitando, como também o combatendo muitas vezes. Ra's perdeu, com o tempo, a esperança de conquistar Bruce, passando a nutrir por ele apenas o ódio mortal. No entanto, Bruce e Tália tiveram um filho não planejado, Damian Wayne, o qual renegou ao avô e seus ideais e se entregou à causa do pai vigilante. Damian, por sinal é realmente um prodígio como seu avô prevera, sendo o mais jovem Robin de todos já existentes, estreando com apenas oito anos de idade. Ra's matou os pais do primeiro Robin, Dick Grayson, ou seja, ele foi responsável pelo surgimento do Robin.


Ra's anda sempre acompanhado de um segurança, chamado Ubu. Os Ubus acompanham Ra's por vários séculos. Eles são sempre altos, fortes e tem uma enorme devoção por seu senhor. O maior instrumento de Al Ghul é o Poço de Lázaro, um banho químico que o ressuscita todas as vezes que morre, mas que é letal para aqueles com saúde perfeita.


TELEVISÃO
Sua primeira aparição fora dos quadrinhos foi em Batman: A Série Animada, onde sua estreia foi num episódio escrito pelo próprio criador do vilão, o roteirista Denny O'Neil, baseado na história dos gibis na qual o vilão confrontou pela primeira vez o Cavaleiro das Trevas. Alguns anos depois, na segunda temporada do desenho do Superman, Ra's reaparece, precisando de forças para continuar vivo, e tenta tirar os poderes do Superman.


Sua presença no arco de histórias em quadrinhos da Liga da Justiça, “Torre de Babel”, do aclamado escritor Mark Waid, que revela o que acontece quando ele rouba arquivos confidenciais do Batman que mostram todas as maiores fraquezas dos membros da Liga, aprendendo assim como derrotá-los foi, contudo, descartada, na adaptação da aventura, feita para vídeo, chamada Justice League: Doom de 2012.


CINEMA
No cinema, foi vivido por Liam Neeson e Ken Watanabe, o falso Ra's Al Ghul, no filme Batman Begins, dirigido por Christopher Nolan em 2005. Na segunda sequência, The Dark Knight Rises, Ra's é interpretado por Josh Pence em flashbacks de 30 anos antes da história de Batman Begins. Como todos os outros super vilões da série de Nolan, Ra's não possui poderes nem sequer tem o Poço de Lázaro, porém, quando sua alucinação se encontra com Bruce no Poço, prisão onde ficou por culpa de Bane, ele diz: "Há diversas formas de se ganhar a imortalidade..." Como também: "Eu disse que era imortal.", sendo que no filme a "imortalidade" seria que ele ficou alojado na memória de Batman.


Link para download de Batman Begins (2005): http://uploaded.to/file/zvfog2jd

Link para download de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008): http://uploaded.to/file/i10w8iph


Link para download de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012): http://uploaded.net/file/610n2ek6



Bem meus caros leitores, chega ao fim a saga de vilões do Batman, espero que tenham gostado e estamos aceitando as críticas e sugestões :D... Obrigado por frequentarem este blog!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário