domingo, 31 de março de 2013

#26. CHARADA




Charada é  um vilão das histórias em quadrinhos da DC Comics e um dos mais famosos inimigos do Batman. Criado por Bill Finger e Dick Sprang, sua primeira aparição foi na Detective Comics, #140 de 1948. Conhecido por sua roupa cheia de sinais de interrogação de cor verde, por um tempo, ele mudou seu visual, vestindo apenas um uniforme totalmente preto com uma tatuagem no pescoço de um ponto de interrogação. Atualmente, ele retornou ao seu antigo visual, terno verde com um chapéu-coco com um enorme ponto de interrogação roxo, e eventualmente ajuda Batman a resolver crimes que envolvem enigmas.


Edward Nigma, ao contrário de muitos vilões de quadrinhos, não usa a força bruta, mas é um estrategista, e emprega muitos capangas em seus crimes. Sua característica marcante é que ele é incapaz de cometer seus crimes sem o uso de diversos enigmas e charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas, pistas do crime deixadas propositalmente para atormentar a polícia e é claro, o  Batman. Ele não era considerado um louco, e era preso em penitenciárias comuns de Gotham. Depois que tentou comercializar a alma de Batman ao demônio Nebiros, ele acabou sendo internado no Asilo Arkham. Mais recentemente, foi revelado que o verdadeiro nome do Charada é Eddie Nashton. Edward Nigma, ou E. Nigma, é apenas outra charada. Foi um dos poucos a descobrir que Batman é na verdade o multimilionário Bruce Wayne, depois de inúmeras pesquisas. Foi o responsável pela criação do criminoso Silêncio.


NOS QUADRINHOS

Surgiu na revista Detective Comics # 140 junto com a primeira aparição do BatmanRobinCoringaBatgirl, uma história com o Duas-Caras, uma história com o Monstro do Pântano, e mais algumas especiais. Quando estudante,em sua escola, sua professora fez uma competição para ver qual dos seus estudantes poderia montar mais rápido um quebra-cabeça. Naquela mesma noite Eddie fotografou escondido o quebra-cabeça montado na escrivaninha de sua professora. No dia seguinte Eddie ganhou o concurso facilmente. 


Depois de muito tempo construindo charadas e enigmas, E.Nigma passou a ser conhecido como o "E.Nigma, o Mestre dos Enigmas". Então Edward adotou o uniforme verde com símbolos com pontos de interrogação e uma máscara e cinto roxo. Então ele partiu a fazer enigmas para irritar Batman, Robin e a polícia. No final, Batman e Robin se encontraram com o Charada no labirinto do cais. O Charada tinha plantado uma bomba lá dentro, os dóis heróis fugiram, mas Edward ficou preso em sua saída e a bomba explodiu, jogando o mestre dos enigmas no mar e matando-o.


Nos quadrinhos atuais da DC Comics, Edward Nigma abandonou suas atividades criminosas, inclusive contribuindo em algumas investigações do Batman, embora mantenha alguns contatos com o submundo do crime de Gotham City e seu uniforme excêntrico, trabalhando como detetive particular.


TELEVISÃO E CINEMA

A primeira aparição do Charada fora das HQs foi no seriado Batman Anos 60, onde os atores Frank Gorshin (maioria dos episódios) e John Astin (2 episódios apenas) viveram o vilão. Gorshin voltaria no filme Batman de 1966.


O Charada também teve grande destaque na TV, em diversos desenhos, sobretudo, no fiel, aclamado e premiado Batman: The Animated Series, onde o ator John Glover fazia a voz do vilão (e curiosamente, este ator fez o papel do Homem-Florônico; no filme Batman & Robin de 1997. Neste desenho, ele é mostrado como um programador de video games frustrado, obcecado por enigmas, que vê em Batman um grande quebra-cabeça a ser montado. Num episódio, supostamente se recupera. No desenho The Batman, seu visual é radicalmente mudado: ele se transforma num cientista com projeto sabotado, pele altamente esbranquiçada e cabelos pretos e longos.



Batman Forever (1995): Tommy Lee Jones interpreta Duas-Caras, em uma atuação focada no aspecto camp, em pelo menos uma ocasião lançou sua moeda até conseguir o resultado desejado (ao contrário da versão dos quadrinhos, que sempre aceita o destino). Durante o filme, Duas-Caras é responsável pela origem de Robin, ao matar a família de Dick Grayson, e se une ao Charada (Jim Carrey) para descobrir a identidade de Batman. No desfecho do filme, Duas-Caras está prestes a atirar na Dupla Dinâmica quando Batman lembra-o de lançar a moeda para decidir. Quando o vilão o faz, Batman atira dezenas de moedas ao ar, confundindo-o e fazendo Duas-Caras cair para sua morte procurando sua moeda.
Trailler do filme:





Quem será o próximo vilão do Batman a estar em um post no blog....?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário