domingo, 27 de janeiro de 2013

#17. ASH KETCHUM



 Ash Ketchum é um personagem fictício do anime e mangá da franquia Pokémon, propriedade da Nintendo, inicialmente Pokémon era apenas um jogo. Criado por Satoshi Tajiri, Ash é o protagonista das séries de anime da franquia, e aparece em outros produtos relacionados à mesma. Caracteriza-se como um treinador pokémon cujo maior objetivo é o de se tornar o maior treinador do mundo.
 No Japão, Ash é dublado por Rica Matsumoto; nos Estados Unidos por Veronica Taylor (desde 2006 substituíndo Sarah Natochenny); e no Brasil, sua voz é feita por Fábio Lucindo. Nos jogos eletrônicos Pokémon Red e Pokémon Yellow Ash é o protagonista do jogo cujo nome pode ser escolhido pelo próprio jogador. Seu sobrenome "Ketchum" é derivado da frase Gotta catch 'em all, que em português significa Temos que pegar, em alusão ao slogan antigo da série. Na versão japonesa seu nome é Satoshi, derivado diretamente ao nome do criador da franquia Satoshi Tajiri. É bem provável que seu nome americano "Ash" tenha sido escolhido a fim de facilitar a dublagem americana.Pois "Ash" significa cinza em inglês.


Ash Kecthum nasceu na cidade de Pallet, na região de Kanto, e é um garoto que luta para se tornar o maior mestre pokémon do mundo, partindo em jornada com esse objetivo em mente. Para catalogar os monstros, ele possui a PokéDex, que é Poké-Agenda na dublagem, um computador de bolso que contém todas as informações sobre os Pokémon da região onde foi programado, sendo atualizado a cada nova jornada. Uma das metas de Ash é também ser campeão de uma Liga Pokémon Regional de grande porte. Para tanto, desafia os ginásios pokémon de cada região que visita, para reunir o mínimo de oito insígnias necessárias para participar de uma competição da Liga. Tem uma personalidade irritável, impulsiva e ingênua, mas, ao mesmo tempo, também é energético, alegre e bondoso. Seu estilo de batalha quase sempre envolve fazer coisas inesperadas pelos oponentes, mesmo que não esteja usando um pokémon com vantagem.


       Enquanto viaja pelas diversas cidades de uma região para cumprir seu objetivo, Ash tem a oportunidade de capturar novos pokémons, treiná-los para ajudá-lo nas lutas de ginásio e ajudar a preencher a PokéDex com todos os Pokémon os quais já viu. Além disso, ele eventualmente enfrenta rivais e combate a Equipe Rocket, uma equipe especializada em roubar pokémons poderosos ou raros.
Quando está viajando, Ash pode carregar até seis pokémons consigo de cada vez, mas pode armazenar mais nos laboratórios do Professor Carvalho e da Professora Juniper, trocando-os pelos que carrega, de acordo com a necessidade. Balanceando sua equipe, Ash busca derrotar todo tipo de inimigo. Seu melhor amigo e pokémon inicial, Pikachu, é presença constante em qualquer formação de seus times e está sempre ao seu lado.


NOS QUADRINHOS

Ash também aparece como protagonista no mangá As Aventuras Elétricas de Pikachu que foi publicado no Brasil pela Conrad Editora em 1999 e relançado em 2000. O Ash desta série é muito diferente do Ash apresentado no anime sendo baseado no Red de Pokémon Adventures.


No mangá o Pokémon inicial de Ash é Pikachu assim como no anime, mas Ash não o recebe do Professor Carvalho como no anime e sim o captura após encontra-lo roendo uma fiação elétrica, e, como no desenho, não gostava muito de seu treinador. Ash conquistou a confiança de Pikachu quando ele o salvou de um bando de Spearow, que acabou sendo derrotado e essa se tornou a primeira vitória da dupla. O mangá conclui-se com a vitória de Ash na Liga Laranja.

TELEVISÃO E CINEMA

Anime

No anime Ash Ketchum é um garoto da cidade de Pallet que ao completar 10 anos se torna um treinador pokémon. Caracteriza-se como um garoto ingênuo, aventureiro e às vezes teimoso, que busca se tornar um mestre pokémon vencendo todos os líderes de ginásio e coletando insígnias, viajando cidades ao lado de seu melhor amigo Pikachu.
No começo da jornada ao chegar no laboratório do Professor Carvalho, Ash ganha seu primeiro pokémon, o Pikachu, que a princípio não gostava dele, mas logo passou a ser seu melhor amigo. Mais tarde ele conhece seus eternos inimigos Jessie, James e Meowth, da Equipe Rocket que passam a perseguí-lo na jornada tentando roubar seu amigo Pikachu.
Inicialmente Ash era acompanhado por Misty e Brock, dois líderes de ginásio que lhe passam a seguir na jornada durante a região de Kanto na Liga de índigo. Mais tarde Brock é substituído por Tracey Sketchit na jornada das Ilhas Laranja, mas logo Brock retorna ao grupo na Liga Johto.

Na série Geração Avançada, que ocorre durantes as Ligas de Hoenn e a Batalha da Fronteira, Misty sai da jornada continuando apenas Brock seguindo Ash e Pikachu na jornada juntos de novos aliados como a coordenadora May e seu irmão Max. Na série Diamante e Pérola que ocorre  durante a Liga de Sinnoh, May e Max saem da jornada deixando Ash, Pikachu e Brock com uma nova aliada chamada Dawn.
E recentemente na série Branco e Preto que ocorre durante a Liga de Unova, Brock finalmente sai da jornada junto de Dawn deixando Ash e Pikachu mais uma vez com novos aliados chamados Iris e Cilan.
Sua relação com Misty no começo era apenas de brigas pelo fato de ele sem querer ter destruído sua bicicleta logo na saída, como ocorreu também com May e Dawn, mas com o tempo ambos foram demonstrando interesse um pelo outro, mas mesmo assim eles esconderam seus sentimentos um pelo outro.
Durante a série Ash também fez vários rivais, dentre eles o que mais se destacou foi Gary Carvalho, seu rival de infância que até a saga Johto foi seu maior oponente até Ash o derrotá-lo no final da liga, que logo após isso passou a ser cientista igual ao seu avô. Outro que se destacou-se foi Paul em Sinnoh.


Filmes

Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca (1998): o primeiro filme, mostrava Ash e seus amigos face a face com um clone do lendário Pokémon Mew, chamado Mewtwo, que estava disposto a extinguir os humanos e pokémons do mundo com uma tempestade e povoá-lo com clones. O filme foi lançado pelos estúdios responsáveis pelo anime de Pokémon no Japão e foram distribuídos na América pela Warner Bros.


Pokémon 2000: O Poder de Um (2000): o segundo filme fazia de Ash um escolhido para acordar o lendário Lugia e salvar o mundo da total destruição, apartando uma luta entre os três pássaros lendários Articuno, Zapdos e Moltres, causado pelo aprisionamento de dois deles por um colecionador excêntrico. Como o primeiro filme teve um sucesso significativo nos Estados Unidos, a Warner Bros decidiu distribuir o segundo nos cinemas também, mas sua bilheteria foi menor que a do filme anterior.


Pokémon 3: Feitiço dos Unown (2000): conta a história de Molly, uma garota órfã de mãe que teve seu pai desaparecido em uma escavação. Nisso, os Pokémon-letra, conhecidos como Unown, transformam sua casa em um palácio de cristal, criando um Entei imaginário, que sequestra a mãe de Ash e o faz salvá-la antes que o cristal da mansão se expanda e cubra a maior parte do continente. Tendo a menor bilheteria dos três filmes, a Warner Bros. desistiu de distribuí-lo.


Pokémon: Viajantes no Tempo (2001): foi lançado no Japão, onde um membro da Equipe Rocket vem do futuro para capturar o lendário Celebi, que protege as florestas e viaja no tempo. Para derrotar o agente Rocket, Ash precisa da ajuda de Sammy, um garoto do passado, e do cão lendário Suicune, os quais ele vai buscá-los. Tendo a ausência da Warner Bros. na distribuição dos filmes, a empresa Miramax o fez. Embora lançado em 2002 nos Estados Unidos, Pokémon 4 só foi lançado no Brasil em 2005, distribuído pela Europa Filmes.

Pokémon Heroes - Latios e Latias (2002): é o último da série original e mostra Ash e seus amigos em uma cidade que foi construída sob as águas na ilha de Alto Maré onde moram os guardiões da capital das águas, Latios e Latias, e Ash tem que salvá-los de duas vilãs que querem roubar suas almas.


Pokémon Jirachi – Realizador de Desejos (2003): e foi o primeiro filme da série a ser lançado somente em DVD nos Estados Unidos. Nele, Ash e os demais protagonistas da fase do anime têm que proteger o lendário Jirachi, que aparece na Terra a cada 1.000 anos, de um antigo membro da organização maléfica Team Magma e seus Pokémon, um Absol e um falso Groudon. 


Pokémon: Destino Deoxys (2004): foi lançado no Japão, onde Ash e seus amigos precisam investigar e descobrir quem é o Pokémon extraterrestre, Deoxys, e por quê o dragão Rayquaza está lutando com ele. Sendo ajudado por um garoto sem confiança em si próprio, Ash pára Deoxys e entende o porquê de ele estar brigando com Rayquaza.


 Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew (2005): também lançado no Japão. Quando Ash se depara com o desaparecimento de Pikachu, teletransportado junto com Mew e Meowth para uma árvore gigante nunca explorada, ele e seus amigos, ajudados por uma repórter, viajam com um Pokémon aprisionado dentro do bastão de um suposto herói por 1.000 anos, chamado Lucario, que não confia em humanos e acha que todos são infiéis aos seus Pokémon, por causa da traição de seu mestre, o herói Sir Aaron. No desenrolar da história, Lucario descobre e revive momentos do seu passado e Pikachu, junto de Mew e Meowth exploram a gigantesca árvore.


Pokémon Ranger e o Templo do Mar (2006): um pirata quer dominar os mares roubando ovo de Manaphy. Resgatado por um Pokémon Ranger, esse ovo choca e o bebê Manaphy escolhe May como sua mãe. Seguindo o rastro desse Pokémon, o Ranger e sua família, junto de Ash e seus amigos, descobrem o caminho para um templo lendário no fundo do mar, ao mesmo tempo que são seguidos pelo pirata maníaco.


Pokémon - O Pesadelo de Darkrai (2007): nicia-se uma série de filmes denomindada A Guerra dos Deuses, que marca as lutas dos lendários Dialga e Palkia. Neste primeiro filme inicia a batalha dos dois Pokémons em Àlamos Town, uma cidade histórica. Enquanto Ash e seus amigos se hospedam na cidade, os dois Pokémons começam a brigar e mudar o tempo e espaço da região, ao mesmo tempo que Darkrai provoca pesadelos nos cidadãos.


Pokémon - Girantina e o Cavaleiro do Céu (2008): lançado no Japão, o segundo episódio da saga apresenta, além dos dois Pokémon lendários, outros três, Giratina, Regigigas e Shaymin. 


Pokémon - Arceus e a Joia da Vida (2009): Ele traz Heatran, Dialga, Palkia e Giratina, além de um Pichu especial com a orelha espetada, também conhecido como Notched Ear Pichu, e a provável aparição de Arceus, o Deus dos Pokémon. Detém um recorde no Guiness Book, o de filme com maior pré-venda de ingressos no mundo.


Pokémon Zoroark - Mestra das Ilusões (2010): Ash e seus amigos visitam a cidade de Crown para assistir a Pokémon Backer World Cup. Em sua viagem, eles encontram um Pokémon chamado Zorua, que está procurando por seu companheiro. Eles decidem ajudá-lo, mas Kodai está forçando Zoroark a se transformar nas feras lendárias para destruir Crowns, ele ataca um ônibus virando Entei e inundando uma rua com Suicune e virá Raikou no topo de uma igreja ele corre no telhado das casas quando a ser Zoroark quando a tempestade acaba. Por um motivo Zoroark está triste e além disso, Celebi retorna após 20 anos quando aparece um telão que está numa contagem que termina e é atacado por um grupo de Ninjasks.


Pokémon: Branco - Victini e Zekrom e Pokémon: Preto - Victini e Reshiram (2011): Durante suas viagens pela região de Unova, Ash e seus amigos Iris e Cilan chegam na Cidade de Eindoak, construída ao redor de um castelo chamado a Espada do Vale. Os três Treinadores vieram para competir na competição de batalhas anual da cidade, e Ash consegue vencer com um pouco da ajuda inesperada do Pokémon Mítico Victini! Acontece que Victini tem um laço especial com este lugar... Há muito tempo atrás, o castelo observava o Reino do Vale, e a parceria entre Victini e o rei protegia o povo que vivia lá. Mas esse reino já desapareceu da memória, deixando para trás poderosas relíquias e antigos Pokémons. Damon, um descendente do Povo do Vale, está tentando restaurar o reino perdido com a ajuda de seu Reuniclus. Sua busca o levou a lugares distantes do deserto árido, e ele convenceu o Pokémon Lendário Reshiram (Victini e Zekrom) e Zekrom (Victini e Reshiram) a se juntar a ele! Damon planeja prender Victini e retirar seu poder, e quando o plano começa a andar, a cidade inteira de Eindoak encara o desastre! O poder dos ideais de Ash convencerá o Pokémon Lendário Zekrom (Victini e Zekrom) e Reshiram (Victini e Reshiram).


Pokémon - Kyurem contra a Espada da Justiça (2012): Ash e Co se dirijem a Rooshan. Enquanto em um trem passando pelas montanhas, Ash encontra um Pokémon ferido e desmaiado que nunca havia visto antes. Esta é uma ilusão do Pokémon Keldeo, que diz ser o sucessor de Cobalion e Co, os mestres da Espada Sagrada que protegem o mundo. Nesse momento, Kyurem aparece e começa a atacar, mudando para Kyurem Preto e Kyurem Branco fazendo isto bloqueia o caminho de Ash e Co até Keldeo, mas estes conseguem escapar da perseguição de Kyurem, por um triz. A batalha se enfurece entre Kyurem, caçando Keldeo, e o trem e o balão de ar quente no céu. Ainda não estreou no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário