sexta-feira, 27 de julho de 2012

#01. BATMAN



Batman é um super-herói de histórias em quadrinhos da editora norte-americana DC Comics. No mundo fictício da editora, o cavaleiro das trevas, como Batman também é conhecido, tem como sua identidade secreta seu alter-ego Bruce Wayne, empresário, playboy e filantropo bilionário, que cresce com uma enorme sede de vingança por ter presenciado o assassinato de seus pais (Thomas e Martha Wayne) por Joe Chill, quando tinha apenas 10 anos de idade. Durante a juventude Bruce Wayne viaja pelo mundo para compreender a mente criminosa e se refugia para aprender artes marciais com a famosa Liga das Sombras, onde aprende todos os tipos de luta, preparando a mente e o corpo para os combates mais diversos. Em seu retorno a Gotham City, após ser expulso da Liga das Sombras, se depara com uma cidade cada vez mais marginalizada e corrupta e decide por os planos de seu falecido pai em prática, o de limpar a cidade do crime e dar justiça a quem merece.
Baseado na sua maior fobia, adquirida na infância quando fica preso em uma caverna, e com o intuito de preservar sua verdadeira identidade Bruce se transforma no homem morcego, surgia a partir de ai Batman, o maior medo dos piores criminosos de Gotham. Batman monta um verdadeiro quartel general em uma caverna abaixo de sua mansão, onde com a tecnologia das Wayne Fundation, sua empresa, tinha todo o amparo desde o batmóvel até variadas armas de alta tecnologia, que compunham seu cinturão, mas nenhuma considerada como arma de fogo, usava apenas as habilidades marciais, mentais e tecnológicas. Sua verdadeira identidade era mantida em segredo com o seu mordomo Alfred Pennyworth, que o criou desde a morte de seus pais.

NOS QUADRINHOS



      Sua primeira aparição ocorreu em desenhos de Frank Foster em 1932, e que foi publicado posteriormente na revista Detective Comics #27, em Maio de 1939 (revista que hoje vale cerca de US$ 1 milhão, no mercado de colecionadores). Batman se torna um dos mais conhecidos super-heróis do mundo, foi criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger. Kane, que era fã das historias vampirescas, principalmente o famoso Conde Drácula, imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, mas foi Finger que deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado. Apesar de oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Frank Foster II, artista ligado à indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, foram considerados autênticos pela DC Comics. Mas a origem do persongem só foi mostrada na revista Batman #47, durante o passar dos anos, a história do morcego passou por diferentes escritores e desenhistas, que acrescentaram personagens e fizeram algumas alterações em contextos, muitas vezes influenciados pela própria editora com a finalidade de aumentar a vendagem e atrair mais leitores. A série atingiu em 2006 a edição #654 e com a nova reformulação da DC começou a ser lançada a partir do #1 novamente em 2012. No Brasil a história surgiu em dezembro de1940 e apartir de 1953 é publicada pela editora Ebal em cinco séries até 1983. A partir de 1984 até 2002 foi publicada pela Editora Abril em sete séries, e de 2002 até agora vem sendo publicada pela Panini Comics, onde chegou a #100ª publicação e houve o recomeço de uma série a partir do #1.

Inicialmente, o Batman não foi bem aceito pela polícia, mas o Cruzado de Capa conseguiu a simpatia dos homens da lei no começo da década de 1940, ao salvar a vida do Comissário Gordan, que logo assumiria o comando da polícia de Gotham e teria Batman como aliado e passaria a usar o famoso refletor com um morcego no meio (Batsinal) para chamar o nosso herói. Em 1940, Bruce adotou o órfão Dick Grayson, após seus pais, os Graysons Voadores, serem brutalmente assassinados durante sua apresentação no circo em Gotham. Dick tornou-se o parceiro de Batman, Robin, que viria a tornar-se o novo Batman de um novo futuro no universo da DC Comics.

Com o tempo vão surgindo os grandes vilões do morcego, nos anos 1940, temos o Coringa, o palhaço louco, assassino e psicótico (considerado o arqui-inimigo do Batman); a sensual Selina Kyle, a Mulher-Gato( que em outra reformulação vem a ser sua aliada e esposa); Oswald Chesterfield Cobblepot, o Pingüim; o terrível Edward "Nygma" Nashton, o Charada; o ex-promotor Harvey Dent, hoje conhecido como Duas-Caras; o Chapeleiro Louco (Jervis Tetch ) e o Espantalho (Jonathan Crane), o senhor do medo. Nas décadas de 1950 a 1970, temos o surgimento de Victor Fries, o Senhor Frio, Hera Venenosa (Dra. Pamela Lillian Isley) e Ra's Al Ghul (um dos mestres do Batman na Liga das Sombras), um dos maiores vilões que o Batman já enfrentou. Na década de 1980, temos Killer Croc (Crocodilo - Waylon Jones), o Máscara Negra (Roman Sionis) e o Ventríloquo (Arnold Wesker), junto de seu boneco Scarface, que é um marionete. Bane e Harley Quinn (Harleen Quinzel) surgiram na década de 1990, e, mais recentemente, o Silêncio (Thomas Elliot, antigo amigo de infância de Bruce). Outros vilões também estão presentes nos quadrinhos e nas séries de desenhos animados de Batman, como por exemplo : Face-Falsa, Rei Tut, o Pistoleiro, Cara-de-Barro (Basil Karlo), Morcego Humano (Robert Kirkland Langstrom), Vagalume (Garfield Lynns) e o segundo Robin (Jason Todd), que é assassinado pelo Coringa e renasce sob a máscara de Capuz Vermelho
Nos quadrinhos Batman teve vários romances, os principais foram com a Mulher-gato, um relacionamento muito conturbado; Talia Al Ghul, com esta Bruce chega a ter um filho, Damian Wayne (que se torna o Batman por um tempo), mas o romance não vinga pelo fato de Talia ser filha de um dos maiores inimigos de Batman e sempre apoiar o pai; Vicky Vale, longo e superficial romance; Sandra Asplin, a médica que cuidou de Batman durante a saga a “Queda do Morcego”; Rachel Caspian, o maior romance de Batman, que também não vai para frente devido o fato de ela ser filha do Justiceiro Ceifador e ficar chocada com a morte do mesmo e farta de tanta violência se refugia do mundo e torna-se freira e Jezebel Jet com quem teve um relacionamento muito rápido um pouco antes da saga Batman R.I.P. Mas com tantos romances que não deram certo o destino do Homem morcego é ser solitário.
Varias são as séries dos quadrinhos de Batman onde podemos destacar as Eras de Ouro (1939-1949) e Prata (1950-1970) de onde surgiram o herói e os principais vilões, e a era atual a partir de 1980 com várias sub-séries, como Asilo Arkham, Morte na família, Comissário Gordon, Batman RIP, O Último vôo do morcego, Descance em Paz e Crise (2009), onde Batman se perde no tempo graças a energia Omega, O retorno de Bruce Wayne,  Batalha pelo capuz (2010), quando ocorre uma disputa pra ver quem será o sucessor de Bruce.

TELEVISÃO e CINEMA
                          De 1966 a 1968, Batman, uma série com a estrela Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. A série tinha estética camp e mais preocupação com o humor (equipamentos como "bat-repelente de tubarão", onomatopéias - SOC!, POW! - nas lutas, e os "santa (…), Batman!" de Robin).

  

Cartoon

§  Anos 1960 - The Batman/Superman Hour
§  Anos 1970 - Super Amigos
§  Anos 1970 - The New Adventures Of Batman
§  Anos 1970 - The New Scooby-Doo Movies (participação especial)
§  Anos 1980 - Super Powers: Galactic Guardians
§  Anos 1990 - Batman: The Animated Series
§  Anos 1990 - The New Batman Adventures
§  Década de 2000 - Batman Beyond (Batman do Futuro)
§  Década de 2000 - Liga da Justiça
§  Década de 2000 - The Batman.
§  Década de 2000 - Batman: The Brave and the Bold (Batman: Os Bravos e Destemidos)

Anime

§   2008 - Batman: Have I Got A Story For You
§   2008 - Batman: Crossfire
§   2008 - Batman: Field Test
§   2008 - Batman: In Darkness Dwells
§   2008 - Batman: Working Through Pain
§   2008 - Batman: Dead Shot

 


Cinema

 

           Batman (1989)

 


Batman, o herói da sombria Gotham City luta para proteger a cidade de Coringa (Jack Nicholson). Batman (Michael Keaton) terá de livrar-se das garras do Coringa para cair nos braços da sensual e estonteante fotógrafa, Vicky Vale (Kim Basinger).


Batman Returns (1992)


A aliança do magnata sem escrúpulos Max Shreck. (Christopher Walken), com a mais nova sensação da cidade, O Pinguim (Danny DeVito), um ser nada comum, abala a calma e a tranquilidade dos habitantes de Gotham City. Batman (Michael Keaton) terá que impedir que os dois tomem conta de Gotham, mas a situação se complica ainda mais com a aparição da Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), que sabe seduzir e manejar um chicote com a mesma facilidade. 

Batman Forever (1995)

Batman (Val Kilmer) está pronto para defender a lei e a ordem em Gotham. Mas desta vez, o perigo vem em dobro! Duas Caras (Tommy Lee Jones) é um vilão que conta com a sorte para se vingar de Batman. Charada (Jim Carrey) é um gênio criminoso, cheio de truques sujos e ideias diabólicas. Juntos querem colocar seu terrível plano em ação: descobrir a identidade secreta do homem morcego e destruí-lo de uma vez por todas. Para deter esta dupla explosiva, Batman contará com a ajuda da irresistível Dra. Chase Meridian (Nicole Kidman) Psicóloga especialista em duplas personalidades e de um jovem acrobata que se transformará em seu novo parceiro, Robin (Chris O'Donnell).

Batman & Robin (1997)

Uma onda inteira de frio paira sobre a cidade de Gotham. A mais nova ameaça criminosa atende pelo nome de Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) - um vilão disposto a transformar a metrópole em seu domínio gelado. O Batsinal é acionado, iluminando a noite escura. Batman (George Clooney) e Robin (Chris O'Donnell) partem a toda a velocidade para atender ao chamado da justiça! Longe dali, na América do Sul, uma dedicada cientista botânica sofre um inesperado acidente químico. Envolta pelas plantas exóticas que estudava, surge Hera Venenosa (Uma Thurman), uma mulher sedutora, com beijos mortais e um desejo incontrolável de vingança. Para deter esta nova dupla de criminosos, Batman e Robin precisarão de toda a ajuda possível e a jovem Barbara Wilson (Alicia Silverstone) pode ser a nova aliada deles na mais explosiva batalha entre as forças do bem e do mal.

Trilogia de Christopher Nolan




Em Batman Begins (2005), o aclamado diretor Christopher Nolan explora as origens do Cavaleiro da Trevas. Na busca pelos assassinos dos seus pais, o desiludido herdeiro Bruce Wayne (Christian Bale) viaja pelo mundo reunindo recursos para combater a injustiça e amedrontar aqueles que semeiam o medo. Com a ajuda de seu mordomo de confiança, Alfred (Michael Caine), do detetive Jim Gordon (Gary Oldman) e do seu aliado Lucius Fox (Morgan Freeman), Wayne retorna para Gothan City e liberta seu alter-ego: Batman, um vigilante mascarado que usa sua força, intelecto e um arsenal de alta tecnologia para combater as forças sinistras que ameaçam a cidade, entre elas o Espantalho e Ra's Al Ghul.




Em Batman: The Dark Knight (2008), continuação de Batman Begins. Agora, com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do Promotor Público Harvey Dent (Aaron Eckhart), que depois se torna o vilão Duas-Caras, Batman (Christian Bale) terá que banir o crime organizado das ruas de Gotham de uma vez por todas. O trio se revela muito eficiente na árdua tarefa. Mas em breve, os três serão vítimas de uma mente criminosa brilhante e doentia, o Coringa (Heath Ledger), um vilão que está ascendendo no submundo e que pretende lançar Gotham em uma onda de anarquia, quase levando o Homem-Morcego a cruzar a tênue linha que separa o herói do vigilante.




Batman: The Dark Knight Rises, terceiro e último filme da série criada por Nolan, lançado dia 20 de julho de 2012 nos EUA e Europa (com a terceira melhor estreia da história, faturando US$ 160 milhões) e hoje no Brasil e resto do mundo. Batman/Bruce Wayne (Christian Bale) em sua ininterrupta luta contra o crime. Após a luta ardual contra o Coringa (Heath Ledger), Batman precisará usar toda a sua força para vencer um novo vilão Bane (Tom Hardy) e Selina Kyle (Anne Hathaway). O filme será a conclusão da trilogia e Nolan afirmou que o final impossibilita uma sequência, o ator Christian Bale se referiu ao filme como o final de uma era.
Trailler 1:
Trailler 2:
Trailler 3:
Link para download: http://uploaded.net/file/610n2ek6

Batman é um dos maiores super-heróis de todos os tempos, conhecido praticamente em todo o mundo foi alvo de várias produções em cinema, Tv, e diversas HQ’s, atualmente possui cerca de 700 revistas com o título Batman, sete filmes lançados e 10 animações, e provavelmente não irá parar por aqui, pois este velho herói da década de 1930, baseado em vampiros, ganhou a maior fama deles a imortalidade e atravessará gerações protegendo Gotham City do crime.







Um comentário:

  1. Ai Gerenciador da pagina se puder curtir e me ajudar a compartilhar esta ideia de ter uma pagina para os fãs da Dc aqui no Brasil ta ai o link se vc só curtir ficarei muito grato. https://www.facebook.com/DcComicsBrasil

    ResponderExcluir